sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A arte Barroca e seu Contexto Histórico

A  Arte Barroca

O Renascimento europeu desenvolveu-se em meio a crises religiosas e movimentos de restauração da fé cristã. A presença religiosa na vida cotidiana e na vida cultural européia foi  sentido de modo mais forte na passagem do século XVII, momento em que surgiu o Barroco. A  Arte Barroca vigorou durante todo o século XVII, registraram o espírito contraditório de uma época que se divide entre as influencias do Renascimento(materialismo, paganismo e sensualismo) e da onda de religiosidade trazida pela contra Reforma (reposta da igreja católica ao aparecimento, como equilíbrio, harmonia e racionalismo,foram abandonados o que levou o Barroco a ser visto,como uma arte indisciplinada.
A linguagem barroca é a expressão das idéias e dos sentimentos do artista do século XVII. Algumas características essenciais da linguagem barroca são: interesses por temas religiosos; dualismos que refletem o conflito espiritual do homem barroco; morbidez como forma de acentuar o sentido trágico da vida; o uso de uma linguagem requintada e o emprego constante das figuram de linguagem, principalmente antítese(idéias opostas). Além dessas características, há outras que merecem destaque:

  • ·         A enfermidade do tempo e do carpe diem(aproveite o dia): O homem barroco tem consciência de que a vida terrena é efêmera, passageira, e por isso,é preciso pensar da salvação espiritual. E já que a vida é passageira, se tem o desejo de gozá-la antes que acabe, o que resulta em um sentimento contraditório, já que gozar da vida implica em pecar, e se há pecado não há salvação.
  • ·         Cultismo:É o rebuscamento formal, caracterizado pelo jogo de palavras e pelo excessivo uso de figuras de linguagem, Também conhecido como gongorismo, pela influência do estilo do poeta espanhol Luís Gôngora, o cultivismo explora efeitos sensoriais, tas como cor, tom, forma, volume, sonoridade, imagens violentas e fantasiosas, recursos que sugerem enfim superação dos limites da realidade.
  • ·         Conceptismo(do espanhol concepto, “idéia”:É o jogo de idéias constituído pela sutilezas do raciocínio e do pensamento lógico, por analogias, etc. Embora seja mais comum o cultismo manifestar-se na poesia e o conceptismo na prosa,é perfeitamente normal aparecerem ambos em um mesmo texto.


Contexto Histórico
O Barroco sofreu fortes abalos no século XVII, em virtude de alterações no quadro econômico, social, político e religioso.
Do ponto de vista econômico vivia-se a revolução comercial, cuja política econômica, o mercantilismo, se baseava no metalismo, na balança de comercio favorável e no acumulo de capitais. A sociedade estava organizada em três classes impermeáveis: o clero, a nobreza e o Terceiro Estado constituído por camponeses, artesões e pela burguesia.
Do ponto de vista político, consolidava-se o Estado Absolutista, sistema político baseado na centralização absoluta do poder nas mãos do rei, que se considerava presidente de Deus na terra
Do ponto de vista espiritual, o século XVII apresentava-se marcado pelos reflexos das crises religiosas ocorridas no século anterior: A reforma (revolução religiosa na Europa e na Contra-Reforma (reação da igreja Católica).
Foi nesse contexto de abertura econômica, de fechamento político, de luta de classes sociais e de crises religiosas que nasceu e desenvolveu-se a Arte Barroca.
O gosto Barroco pela aproximação de realidades opostas, pelo conflito e pelas contradições violentas está diretamente ligado á esse contexto.
Politicamente o homem da época sentia-se oprimido, enquanto economicamente se via livre para enriquecer.
No plano espiritual, igualmente se verificavam contradições. Ao lado das conquistas e dos valores do renascimento e do mercantilismo, que possibilitavam a aquisição de bens e prazeres materiais, havia a atuação da contra-reforma, que procurava restaurar a fé cristã medieval e estimular a vida e os valores espirituais.
Por esse conjunto de razões é que se verifica na linguagem Barroca, tanto na forma quanto no  conteúdo, uma rejeição constante da visão ordenada das coisas. Os temas são aqueles que refletem os estados de tensão da alma humana, tais como vida e morte, matéria e espírito, amor platônico e amor carnal, pecado e perdão. A construção, por sua vez, acentua e amplia o sentido trágico desses temas, ao fazer uso de uma linguagem de difícil acesso, rebuscada, cheia de inversões e de figura de linguagem. Fruto da síntese entre duas mentalidades, a medieval e a renascentista, o homem do século XVII era um ser contraditório, tal qual a arte pela qual se expressou.



por: Michel Leon, Elen Feitosa, Rodrigo Chavez e Ranison Rafael.

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